Gutenberg: O novo editor do WordPress

O WordPress, o criador de sites e gerenciador de conteúdo mais popular e gratuito do mundo, espera lançar o WP 5.0, sua atualização mais recente e possivelmente mais ambiciosa deste ano. Esta atualização incluirá o Gutenberg, um novo editor de conteúdo para WordPress que promete mudar a forma como o conteúdo é criado e exibido nos sites do WordPress – e, em última análise, a forma como os sites são projetados e desenvolvidos.

Em uma grande mudança em relação ao editor TinyMCE, agora incluído em todas as instalações do WordPress, o Gutenberg opera em um sistema de blocos personalizáveis e móveis que oferecem aos usuários mais flexibilidade e controle sobre a maneira como o conteúdo aparece em uma página. Mas, apesar de todas as suas promessas e garantias dos desenvolvedores do WordPress, o projeto Gutenberg levantou várias questões sobre compatibilidade com o conteúdo existente do WordPress e seu potencial para lidar com todos os aspectos do design e desenvolvimento de sites.

Vantagens do Editor Gutenberg para WordPress

Aqui ficam algumas vantagens que podemos notar no atual Editor Gutenberg.

  • Diminuir dependência do TinyMC é algo positivo na nossa opinião. Gostaríamos de ver uma maior integração entre o core, os desenvolvedores de temas, os plugins e o editor.
    • Para editores que preferem a experiência de edição mais recente do Medium, eles irão provavelmente adorar o editor Gutenberg para WordPress.
    • O Gutenberg oferece uma experiência menos distrativa com mais espaço na tela.
    • Os blocos são divertidos de usar e as novas opções de alinhamento são um passo à frente para telas de maior resolução e websites responsivos e de template com largura máxima.
    • Já funciona muito bem em dispositivos móveis e conseguimos perceber que muita gente vai começar usando essa vertente. Precisa de fazer uma edição rápida em seu telefone enquanto está no trânsito? Sem problema.
    • A capacidade oferecida aos desenvolvedores de temas e plugins para criarem seus próprios blocos.
    • Mais fácil de usar para iniciantes.

Desvantagens do Editor Gutenberg para WordPress

E aqui ficam algumas desvantagens que vemos no atual editor Gutenberg. É bom lembrar que ainda estamos na fase de testes, portanto muito dessas coisas podem ser corrigidas ou adicionadas.

  • Atualmente não existe suporte para Markdown.
  • Apesar de termos referido que ele é mais fácil de usar por principiantes, também podemos perceber que algumas pessoas irão considerar a aprendizagem difícil.
  • De acordo com informações de outubro de 2017, o Gutenberg agora suporta caixas meta. Contudo, esse é apenas o suporte inicial e exigirá a participação dos desenvolvedores. No entanto, é um passo na direção certa. Pelo menos agora pode adaptar as configurações do seu Yoast SEO.
  • Ainda não tem suporte para colunas. Esperamos que isso aconteça em breve. Muitas vezes essa é uma razão pela qual as pessoas instalam plugins de construtores visuais ou plugins de código curto, já que simplesmente desejam ter o recurso das colunas. Está mais do que na hora de acrescentar as colunas ao core!
  • Com tantos temas e plugins, a compatibilidade retroativa será um enorme problema no futuro. Na verdade é provável que milhares de desenvolvedores tenham agora imenso trabalho pela frente, por exemplo aqueles que possuem integrações com o TinyMCE. Além de todas as atualizações do WordPress, será provavelmente o mais exigente para a maioria dos desenvolvedores. Embora possa existir em breve um adaptador ao TinyMCE capaz de garantir compatibilidade com versões anteriores. Ver pedido de integração #1394.
  • Tem gente preocupada com a acessibilidade do Gutenberg. Joost de Valk, o desenvolvedor do Yoast SEO, mencionou essa preocupação. Veja também essa publicação sobre como utilizar o Gutenberg com um leitor de tela.
  • Os desenvolvedores também começaram emitindo suas preocupações com o Gutenberg. Ahmad Awais também lançou um padrão do Gutenberg para ajudar os desenvolvedores de temas e plugins de WordPress a iniciarem o seu desenvolvimento com o Gutenberg. Vale a pena conferir.

    E muitos de vocês provavelmente estão se perguntando, o Gutenberg será opcional ou não? A resposta é não. Quando eles acrescentarem oficialmente a função Gutenberg ao core do WordPress, você não vai ser capaz de o desligar. Assim, ele passará a ser o editor oficial do WordPress. Mas existe um plugin gratuito denominado Classic Editor que pode usar para restaurar o editor antigo. Mas use isso como um meio para atingir um fim.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x